Notícia apagada de jornal pró-Kremlin fala em 10 mil russos mortos na Ucrânia
Até aqui, a Rússia só divulgou um balanço parcial, na primeira semana do conflito, de 498 mortos e uma relação de 1 morto para 3,2 feridos, o que já era bastante mortífero.
© Getty
Mundo RÚSSIA-MORTE
IGOR GIELOW (FOLHAPRESS) - O tabloide pró-Kremlin Komsomolskaia Pravda postou em seu site nesta segunda (21) que o Ministério da Defesa da Rússia divulgou ter havido 9.861 mortes de soldados na guerra da Ucrânia. Logo depois, a postagem foi apagada, levando à óbvia dúvida acerca da informação: seria verdadeira e censurada ou montada por alguém interessado em prejudicar o Kremlin? O jornal não comentou.
O número de mortes é enorme, e impressiona em relação à quantidade de feridos citada 16.153, o que dá uma razão de 1 morto para 1,63 feridos.
Na Segunda Guerra Mundial, a razão foi de 1 morto para 2,57 feridos, e exércitos modernos trabalham com números aproximados de 1 para 10. Até aqui, a Rússia só divulgou um balanço parcial, na primeira semana do conflito, de 498 mortos e uma relação de 1 morto para 3,2 feridos, o que já era bastante mortífero.