Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia diz que retirada de civis em Mariupol foi encerrada, e Zelenski fala em nova fase

O presidente Volodimir Zelenski afirmou que, no domingo (8), novas operações com corredores humanitários serão feitas para retirar pessoas de outras porções da cidade.

Rússia diz que retirada de civis em Mariupol foi encerrada, e Zelenski fala em nova fase
Notícias ao Minuto Brasil

17:05 - 08/05/22 por Folhapress

Mundo UCRÂNIA-MARIUPOL

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Neste sábado (7), a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Irina Vereschuk, afirmou que todas as mulheres, crianças e idosos foram retirados da usina de Azovstal, um dos últimos redutos de resistência da cidade-símbolo de Mariupol. "Esta parte da operação humanitária acabou", afirmou a ucraniana.


O presidente Volodimir Zelenski afirmou que, no domingo (8), novas operações com corredores humanitários serão feitas para retirar pessoas de outras porções da cidade. Já o Ministério da Defesa russo disse que havia retirado 50 civis de Azovstal com a ajuda de tropas da autoproclamada república separatista de Donetsk, no Donbass.


A siderúrgica da era soviética, o último reduto em Mariupol de ucranianos, transformou-se no símbolo de resistência ucraniana ao esforço russo para capturar faixas do leste e sul da Ucrânia na guerra.
Sob bombardeio pesado, combatentes e civis ficaram presos por semanas em bunkers e túneis profundos que cruzam o local, com pouca comida, água ou remédios.Semanas de bombardeio russo deixaram Mariupol em ruínas e a siderúrgica foi em grande parte destruída. Vários grupos de civis deixaram o extenso complexo na semana passada durante pausas nos combates.

Campo obrigatório