França tem manifestações para exigir fim do estado de emergência
Os protestos repudiam a manutenção da medida, pelo Governo francês, qualificando-a de "ineficaz" e "potenciadora de mais medo" entre a população
© Reuters
Mundo Concentração
Mais de mil manifestantes se concentraram neste sábado (12), em Paris, para exigir o levantamento do estado de emergência instaurado na França após os atentados terroristas de novembro do ano passado.
Entre 1.100 e 1.300 pessoas, segundo a polícia, repudiaram a manutenção da medida, pelo Governo francês, qualificando-a de "ineficaz" e "potenciadora de mais medo" entre a população.
A manifestação foi organizada por vários movimentos, como o "Nós não cederemos" e "Stop ao estado de emergência", bem como associações de defesa dos direitos humanos, às quais se juntaram sindicatos e representantes dos partidos ecologista e comunista.
É a segunda manifestação em Paris com este objetivo, após a realizada em 30 de janeiro deste ano, e também já se realizaram concentrações no mesmo sentido em Lyon, Grenoble, Nice e Toulouse.
O estado de emergência foi prolongado na França por mais três meses no final de fevereiro, apesar das críticas de associações de defesa dos direitos humanos.
Este regime de exceção permite ao ministro do Interior manter em prisão domiciliar qualquer pessoa "cuja atividade seja perigosa para a segurança e a ordem públicas" e também pode ordenar "investigações à residência de suspeitos durante o dia ou noite", sem passar pelas autoridades judiciárias.