Chuvas torrenciais na Somália fazem pelo menos 23 mortos
As inundações afetaram cerca de 100 mil pessoas em várias regiões do país, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA)
© Lusa
Mundo Somália
As chuvas torrenciais do início da temporada na Somália já causaram a morte de pelo menos 23 pessoas, segundo informações divulgadas pelas Nações Unidas. As inundações afetaram cerca de 100 mil pessoas em várias regiões do país, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
A região de Jubalandia, em particular o distrito de Bardhere, foi a mais afetada, registrando 21 mortes, incluindo seis crianças. Além disso, outras duas pessoas morreram nas regiões de Togdhir e Audal.
A Somália enfrentou cinco temporadas de seca, deslocando mais de 1,4 milhões de pessoas e resultando na morte de mais de 3,8 milhões de cabeças de gado desde meados de 2021. Embora as chuvas possam aliviar a situação, as projeções indicam que há 50% de chance de que fiquem abaixo dos níveis normais.
A temporada de chuvas é crucial para os agricultores e pastores do país, mas a Somália pode enfrentar sua sexta estação consecutiva de chuvas abaixo da média, algo sem precedentes.
Leia Também: Droga escondida em caixa de vinhos tinha fotos de Hitler e Putin