Hipopótamo de Pablo Escobar morre em colisão com carro na Colômbia
Os ocupantes do veículo ficaram ilesos no acidente mas o hipopótamo morreu imediatamente
© Reuters
Mundo Acidente
Um hipopótamo, descendente de animais levados ilegalmente para a Colômbia pelo falecido traficante de drogas colombiano Pablo Escobar, morreu em uma colisão com um SUV em uma rodovia entre Bogotá e Medellín, de acordo com autoridades ambientais que divulgaram a notícia nesta quarta-feira. O acidente ocorreu na terça-feira e destacou o perigo adicional que os hipopótamos, que podem pesar até duas toneladas, representam para os motoristas.
Os ocupantes do veículo envolvido no acidente saíram ilesos, mas o hipopótamo morreu imediatamente após o impacto e foi removido para análise pelas autoridades. Atualmente, há mais de 100 hipopótamos descendentes daqueles que escaparam da propriedade de Pablo Escobar e se espalharam pelos rios próximos. Esses animais foram declarados uma espécie invasora que pode perturbar o ecossistema, uma vez que não possuem predadores naturais na Colômbia.
"Este é um dos perigos que a presença dessa espécie representa", afirmou David Echeverri López, biólogo da Cornare, a autoridade ambiental local. Ele acrescentou que muitos hipopótamos atravessam a rodovia onde circulam muitos veículos, o que representa um risco para as pessoas. "Os hipopótamos são imprevisíveis e podem atacar uma pessoa a qualquer momento", destacou o biólogo.
Os hipopótamos foram levados para a Hacienda Nápoles, o jardim zoológico privado de Escobar, nos anos 80, e desde então se tornaram uma atração turística na região. Com a morte de Escobar em 1993, esses animais se reproduziram e passaram a viver livremente nos rios próximos. No ano passado, eles foram declarados invasores na Colômbia e as autoridades ambientais alertam que sua população de cerca de 130 indivíduos pode chegar a 400 em oito anos.
Os hipopótamos também têm impacto no ecossistema local, pois suas fezes podem alterar a composição dos rios e afetar o habitat de outras espécies, como peixes-boi e capivaras. Diante dessa situação, a Colômbia propôs a transferência de pelo menos 70 desses animais para a Índia e México como uma medida de controle populacional.
Leia Também: Homem morre em acidente de carro após sair do funeral do pai