Encontradas moedas na Dinamarca que podem ter quase mil anos de idade
Os arqueologistas recordam que, frequentemente, os Vikings enterravam os seus tesouros, de forma a poder reencontrá-los após a morte. Por entre as quase 300 peças há artefactos dinamarqueses, árabes e germânicos, bem como joias da Escócia e da Irlanda.
Encontradas moedas na Dinamarca que podem ter quase 1.000 anos de idade
- Estima-se que alguns dos artefatos, de prata, podem datar do ano 980 AC.
© North Jutland Museum
Mundo Dinamarca
Uma jovem equipada com um detector de metais encontrou quase 300 moedas de prata perto de uma antiga fortaleza Viking no noroeste da Dinamarca. Estima-se que as moedas tenham quase 1.000 anos de idade.
O diretor do Museu da Jutlândia do Norte, que exibirá os artefatos, afirmou que "um tesouro como este é muito raro", citado pela AFP. As marcas em algumas moedas permitiram aos especialistas datá-las como sendo do ano 980 DC. Elas foram encontradas a oito quilômetros da antiga fortaleza Viking de Fyrkat, perto de Hobro. Entre as moedas dinamarquesas, árabes e germânicas, havia também joias da Escócia e da Irlanda.
Os arqueólogos citados revelaram que os Vikings frequentemente enterravam seus tesouros para poder encontrá-los após a morte. Os artefatos estarão em exposição no museu dinamarquês em julho, mas ainda não se sabe qual será a recompensa paga à jovem que fez a descoberta.
Leia Também: Gato pesa 4 vezes mais do que o normal (mas encontrou dono na internet)