Venezuela anuncia racionamento de energia em dez estados
Governo já havia anunciado outras medidas, como mudanças de fuso horário e feriados, para conter consumo
© Reuters
Mundo Crise
O presidente da Venezula, Nicolás Maduro, anunciou racionamento de energia elétrica nos 10 estados mais populosos do país, o que inclui a região da capital do país, Caracas.
O comunicado oficial foi realizado nesta quarta-feira (20) pelo ministro de Energia Elétrica, Luis Motta Domínguez, durante uma transmissão de TV, disse a AFP. "Não houve consciência das pessoas na economia residencial, motivo pelo qual será necessário aplicar um plano de administração da distribuição, sobre o qual darei os detalhes nos próximos quatro dias", afirmou Domínguez.
O corte de energia vem depois de outras medidas para conter o consumo de energia elétrica. Segundo o ministro, a maior parcela do gasto de eletricidade é residencial, representando 63%da demanda.
Os estados de Zulia, Gran Caracas, Carabobo, Aragua, Lara, Bolívar, Miranda, Barinas, Monagas e Falcon devem sofrer a restrição. Os país tem passado por apagões e racionamento de água.
Para analistas econômicos, as medidas devem afetar a produtividade do país, que já sofre com a mais alta taxa de inflação do mundo (180% em 2015) e escassez de comida.