Poeira do norte da África deixa Atenas em tons laranja ao amanhecer
As autoridades na Grécia alertam que as concentrações de poeira podem reduzir a luz solar e a visibilidade, enquanto o aumento dos níveis de partículas finas de poluição representa riscos para a saúde.
Atenas acorda em tons laranja com poeiras do norte de África - As autoridades na Grécia alertam que as concentrações de poeira podem reduzir a luz solar e a visibilidade, enquanto o aumento dos níveis de partículas finas de poluição representa riscos para a saúde.
© REUTERS/Louisa Gouliamaki
Mundo Grécia
Nesta quarta-feira, nuvens de poeira provenientes do deserto do Saara cobriram Atenas e outras cidades gregas. De acordo com as autoridades, este é um dos piores incidentes do tipo a afetar o país desde 2018.
Uma densa névoa de coloração amarelo-laranja envolveu várias regiões após dias de ventos fortes vindos do sul, reduzindo a visibilidade e levando as autoridades a emitirem alertas sobre riscos respiratórios.
"Este é um dos episódios mais graves de concentração de poeira e areia do Saara desde 21 e 22 de março de 2018, quando as nuvens invadiram particularmente a ilha de Creta", afirmou Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa meteorológica do Observatório de Atenas, conforme citado pelo The Guardian.
O Saara libera entre 60 e 200 milhões de toneladas de poeira por ano. Enquanto as partículas maiores caem rapidamente de volta à Terra, as menores podem viajar milhares de quilômetros, afetando potencialmente toda a Europa.
Greece goes Blade Runner 2049
— Bob Brandt (@RobertWBrandt) April 24, 2024
Orange sky - African dust blanketing Greece created an eerie image that made Athens look like a colony on Mars, Greek meteorologist says pic.twitter.com/VxsTbBr9fi
Leia Também: Cadela dá à luz ninhada e um dos filhotes nasce verde