Coreia do Norte confirma lançamento de míssil
Os EUA e o Reino Unido consideraram que o teste voltou a violar resoluções das Nações Unidas
© Reuters
Mundo Armamento
A Coreia do Norte testou neste sábado com "sucesso" um míssil lançado a partir de um submarino e tem capacidade para atacar Seul e Washington quando quiser, disse o líder do país, citado hoje pela imprensa oficial norte-coreana.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul revelou no sábado que a Coreia do Norte havia lançado, no mesmo dia, um míssil balístico de um submarino no mar do Japão mas que, aparentemente, o teste falhou, uma vez que o projétil só percorreu uma distância de 30 quilômetros.
No entanto, a agência oficial KCNA escreveu hoje que o teste confirmou "a fiabilidade do sistema norte-coreano de lançamento submarino".
Segundo a agência, o teste foi monitorizado pessoalmente por Kim Jong-un, o líder da Coreia do Norte, que afirmou que Pyongyang "tem agora a capacidade para atacar os líderes das forças fantoche da Coreia do Sul e dos imperialistas dos EUA quando quiser".
Os EUA e o Reino Unido consideraram que o teste voltou a violar resoluções das Nações Unidas e apelaram à Coreia do Norte para refrear as atitudes que desestabilizam a região.