Aeroporto italiano da Catânia suspende voos devido a nova erupção do Etna
O aeroporto da Catânia, na ilha italiana da Sicília, suspendeu hoje todos os voos devido a uma nova erupção do Etna, o maior vulcão ativo da Europa, que provocou uma coluna de cinzas com cerca de oito quilómetros de altitude.
© Lusa
Mundo Itália
O aeroporto de Catânia, na ilha italiana da Sicília, suspendeu hoje todos os voos devido a uma nova erupção do Etna, o maior vulcão ativo da Europa, que gerou uma coluna de cinzas de cerca de oito quilômetros de altura.
"Etna: Devido à atividade eruptiva e à emissão de cinzas, foi decidida a suspensão das operações de voo", informou a sociedade gestora do aeroporto de Catânia em sua conta oficial na rede social X. A publicação foi acompanhada de uma foto do vulcão em erupção e um aviso de "atividade vulcânica em curso" de "alta intensidade".
A administração do aeroporto acrescentou que "as operações serão retomadas assim que o fenômeno de queda de cinzas vulcânicas tenha cessado e as infraestruturas tenham sido limpas".
O aeroporto internacional de Catânia, localizado praticamente aos pés do Etna, atende a costa oriental da Sicília, um dos destinos turísticos mais populares da Itália. Com milhões de passageiros por ano, o aeroporto já teve que suspender voos diversas vezes em 2024 devido à atividade particularmente intensa do Etna neste verão europeu.
Leia Também: Erupção Etna intensifica-se com lava e nuvem de fumaça de 5 km