Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Filho de 'El Chapo' e 'El Mayo' "surpreenderam" EUA; detalhes da detenção

Dois líderes do cartel de Sinaloa, entre eles um dos filhos de 'El Chapo', foram detidos em junho. Agora, são conhecidos os primeiros detalhes da detenção.

Filho de 'El Chapo' e 'El Mayo' "surpreenderam" EUA; detalhes da detenção
Notícias ao Minuto Brasil

05:42 - 11/08/24 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo El Chapo

Os primeiros detalhes sobre a detenção de um dos filhos do famoso narcotraficante Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, mais conhecido por 'El Chapo' e de um outro narcotraficante, foram conhecidos na sexta-feira (9).

 

Ismael Zambada, mais conhecido por 'El Mayo' e o filho de 'El Chapo', Joaquín Guzmán López foram detidos em julho num aeroporto no Texas, no Estados Unidos.

Segundo as autoridades, ambos foram abordados à saída do avião em que seguiam, e o embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, falou agora sobre a situação.

Segundo o que o responsável disse, o filho de 'El Chapo' entregou-se "voluntariamente", mas o outro narcotraficante teria sido levado do México até aos Estados Unidos contra a sua vontade. "Esta foi uma operação entre cartéis, onde um entregou o outro", explicou Salazar, citado pelas publicações internacionais, referindo que as autoridades ficaram "surpreendidas" perante a situação".

O advogado de 'El Mayo' afirmou ele não se entregou e que ele tinha, por sua vez, sido "sequestrado" por Joaquín Guzmán López. O filho de 'El Chapo' e outros seis homens teriam, em uniformes militares, obrigado 'El Mayo' a embarcar no avião, depois de o sequestrar em Sinaloa.

Por sua vez, o advogado do outro narcotraficante negou o sequestro e disse que se trataram de rendições voluntárias.

As autoridades norte-americanas não confirmaram, no entanto, a hipótese do sequestro, e explicaram que nenhum avião foi mobilizado na entrega. A polícia norte-americana disse não ter quase nenhum aviso relacionado com a vinda dos dois líderes dos cartéis até aos Estados Unidos.

As duas fações do mesmo cartel, liderados pelos agora detidos, têm-se envolvido em intensos combates no México.

'El Mayo' e o filho de 'El Chapo' declararam-se inocentes nas acusações de tráfico de drogas nos EUA.

Ambos os traficantes enfrentam várias acusações, incluindo o tráfico de fentanil e produção de drogas. O fentanil é considerada uma 'epidemia' nos Estados Unidos, já que o uso desta droga chega a matar cerca de 300 pessoas diariamente.

Este não é o primeiro filho de 'El Chapo' a ser preso, já que também um outro, Ovidio Guzmán, foi entregue à justiça norte-americana há quase um ano.

Leia Também: Vencedora do Nobel da Paz é agredida em prisão no Irã, diz família

Campo obrigatório