Meteorologia

  • 03 OUTUBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comandante da FAB defende compra de nova aeronave para Lula após incidente no México

Marcelo Kanitz Damasceno destacou que a atual aeronave usada pelo presidente Lula (PT) tem 20 anos e defendeu a compra de um novo avião

Comandante da FAB defende compra de nova aeronave para Lula após incidente no México
Notícias ao Minuto Brasil

agora mesmo por Folhapress

Brasil Avião

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, disse nesta quinta-feira (3) que não há indicativo até o momento de que um pássaro tenha sido sugado pela turbina do avião presidencial que teve que retornar à Cidade do México após apresentar problemas técnicos.

 

Damasceno destacou ainda que a atual aeronave usada pelo presidente Lula (PT) tem 20 anos e defendeu a compra de um novo avião.

"Nós não descartamos [que houve] uma ingestão de pássaro. A aeronave tinha acabado de recolher o trem de pouso, é uma altitude que normalmente pode ter ingestão de pássaro, mas não temos nenhuma indicação. Não há sangue, não há pena, não há nada que tenhamos identificado. Ao abrir o motor pode surgir", disse.

O chamado Aerolula teve um problema técnico pouco após decolar, no aeroporto da Cidade do México, na terça-feira (1º). Como não conseguiu se desfazer de parte do combustível, precisou ficar andando praticamente em círculos para esvaziar o tanque para conseguir pousar com segurança. Foram 50 voltas sobre o território mexicano ao longo de quase cinco horas.

Lula depois pousou no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, próximo à Cidade do México, após horas sobrevoando o país para queimar combustível e poder chegar ao solo em segurança. O piloto do avião chegou a declarar urgência nas comunicações com a torre de controle do aeroporto logo após a decolagem.

Após o pouso, a comitiva presidencial embarcou no avião reserva da Presidência e seguiu viagem para Brasília, chegando apenas na manhã desta quarta-feira. Lula reclamou das condições durante o voo, sem telefone e internet em alguns momentos para se comunicar com o Planalto.

Campo obrigatório