Hong Kong restringe controle sobre anestésico ligado a nova droga

Os hospitais de Hong Kong vão estabelecer em 2025 controles mais rigorosos para um anestésico usado em uma nova droga sintética, conhecida como 'petróleo espacial', que teria causado três mortes na região semiautónoma chinesa.

© Lusa

Mundo China 29/12/24 POR Notícias ao Minuto Brasil

A Secretaria de Segurança de Hong Kong informou ao jornal South China Morning Post que está adotando medidas mais rigorosas para regulamentar o acesso ao etomidato, substância química que só pode ser prescrita por profissionais de saúde.

PUB

 

Um porta-voz explicou que os novos protocolos incluirão maior controle sobre o armazenamento da droga, além de exigências mais rigorosas para documentação e manuseio. O etomidato, um anestésico de curta duração administrado por via intravenosa, é amplamente utilizado em emergências médicas, anestesias, cirurgias e cuidados intensivos.

Em outubro, o secretário de Segurança de Hong Kong, Chris Tang Ping-keung, anunciou que o etomidato será incluído na lista de produtos perigosos com restrições até o início de 2025. Atualmente, a posse ou venda ilegal da substância pode levar a dois anos de prisão e multa de 100 mil dólares de Hong Kong (aproximadamente R$ 63 mil). Penas mais severas, como sete anos de prisão e multas de até um milhão de dólares de Hong Kong (cerca de R$ 630 mil), são previstas para o uso ilegal da droga, enquanto o tráfico ou importação pode resultar em prisão perpétua.

Em Macau, região vizinha, as autoridades também prometem revisar a legislação para alinhar o controle do etomidato com padrões internacionais. A preocupação aumentou após o primeiro caso de "petróleo espacial" – nome popular para a droga – ser identificado em uma escola local, em outubro de 2023. A Polícia Judiciária de Macau já registrou quatro casos relacionados ao narcótico, incluindo cápsulas para cigarros eletrônicos vindas da China continental. Conhecida como "droga zumbi", o etomidato pode causar sérios danos físicos e mentais, como dependência, convulsões, perda de memória, inconsciência e até a morte. Em novembro, autoridades de Hong Kong investigaram suspeitas de que pelo menos três mortes estão relacionadas ao "petróleo espacial".

Leia Também: Vídeo mostra momento em que avião explode com 181 pessoas a bordo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia INSS-JUSTIÇA Há 18 Horas

Veja quem irá receber atrasados do INSS em 2025

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Maíra Cardi rebate críticas por expor detalhes de aborto: 'doentio'

fama Carol Acosta Há 16 Horas

Influenciadora morre durante jantar, aos 27 anos, e choca seguidores

esporte Óbito Há 19 Horas

Jogador é encontrado morto em quarto de hotel durante pré-temporada

fama Vídeo Há 17 Horas

Âncoras da Globo têm crise de riso ao noticiar sumiço de privada

justica PCC Há 18 Horas

'Acompanhei a morte do delator por live', diz membro do PCC

fama LUANA-PIOVANI Há 16 Horas

De férias no Brasil, Luana Piovani chama homens de 'velhos e acabados'

lifestyle Horóscopo Há 20 Horas

O lado B dos signos: as características negativas de cada um

esporte La Liga Há 19 Horas

Jogador chama Vini Jr de "chorão" e diz: "Deixava-o K.O. em dez segundos"

esporte Corinthians Há 16 Horas

Rodrigo Garro deve responder por homicídio culposo