Mais países pedem referendo para votar saída da União Europeia
Líderes internacionais já se pronunciaram sobre o assunto e pelo menos três são a favor da realização de referendos em seus países
© Reuters
Mundo Brexit
A decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, com mais de 17,4 milhões de votos a favor da Brexit, repercutiu nesta sexta-feira (23) entre os líderes mundiais.
'Brexit' é a abreviação das palavras em inglês Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída). Designa a saída do Reino Unido da União Europeia.
A mudança já começou com consequências e o atual premiê britânico, David Cameron, que defendia a permanência no bloco, anunciou sua renúncia horas após o resultado.
A reportagem do G1 destaca que outros líderes já se pronunciaram sobre o assunto e pelo menos três são a favor da realização de referendos em seus países.
São eles: Marine Le Pen, líder da Frente Nacional na França; Geert Wilders, chefe do Partido da Liberdade e membro do Parlamento da Holanda e Declan Kearney, chefe do movimento Sinn Fein na Irlanda do Norte.
França
A líder da Frente Nacional na França Marine Le Pen pediu por um referendo sobre a União Europeia. "Como peço há anos, acrescentou, agora é necessário o mesmo referendo na França e nos países da União Europeia", escreveu no Twitter.
Holanda
O chefe do Partido da Liberdade e membro do Parlamento Geert Wilders afirmou: "Agora é a nossa vez! Hora de um referendo holandês! #ByeByeEU". Geert Wilders é contrário à imigração.
O primeiro-ministro holandês Mark Rutte afirmou que o resultado do referendo deve levar o bloco a lidar com outros “descontentamentos”. “O descontentamento que vocês veem na Grã-Bretanha também está presente em outros países, incluindo o meu”, disse a repórteres. “Isso tem que ser um estímulo para mais reformas, mais bem-estar”, afirmou.
Irlanda do Norte
O chefe do movimento Sinn Fein, da Irlanda do Norte, afirmou que vai pedir por um referendo sobre a união com a Irlanda. “O resultado desta noite muda dramaticamente o cenário político aqui no norte da Irlanda e nós vamos intensificar nosso caso para chamar por um referendo” sobre uma união com a Irlanda, disse Declan Kearney, em comunicado.
Estados Unidos
O provável candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, também se pronunciou sobre a decisão. Segundo ele, o resultado do referendo foi "fantástico". Trump comemorou que os britânicos "tomaram de volta o controle do país".
Leia também: Saída do Reino Unido da UE pode afetar brasileiros que vivem no país