Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo afirma que vírus Zika pode acabar em três anos na América Latina

Projeção matemática indica que número de infecções deve diminuir nos próximos anos.

Estudo afirma que vírus Zika pode acabar 
em três anos na América Latina
Notícias ao Minuto Brasil

17:07 - 14/07/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

O vírus Zika vai provavelmente acabar em dois ou três anos na América Latina, preveem investigadores britânicos em estudo publicado nesta quinta-feira (14) nos Estados Unidos.

Segundo a projeção matemática, a próxima grande pandemia de Zika não deve ocorrer até daqui a dez anos, mas é possível que haja pequenos focos a doença.

A atual epidemia no continente latino-americano - sobretudo no Brasil, com mais de 1,5 milhões de pessoas infectadas - não pode ser contida pelos meios de controle existentes, concluíram os cientistas do Imperial College em Londres, cujo trabalho foram pulbicados na revista americana Science.

"As nossas análises sugerem que a propagação da infecção pelo Zika não pode ser contida e que a epidemia vai acabar por ela mesma daqui a dois ou três anos", explicou o professor Neil Ferguson, da faculdade de Saúde Pública do Imperial College, o principal autor do estudo.

Não existe neste momento vacina nem antibiótico contra o vírus transmitido principalmente pelo mosquito 'Aedes aegypti' e por via sexual.

Como o vírus não pode infectar a mesma pessoa duas vezes devido ao sistema imunológico que produz anticorpos, a epidemia atingiu uma fase em que há muito poucas pessoas que ainda não foram infectadas para que a transmissão continue, afirmam os investigadores.

"Este estudo explora todos os dados disponíveis para compreender como é que esta epidemia vai evoluir, o que permite avaliar a ameaça no futuro", concluiu o investigador.

Campo obrigatório