Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governos dos EUA, Rússia e Reino Unido reagem a situação na Turquia

Na noite desta sexta, o primeiro-ministro turco Binali Yildirim denunciou a tentativa de facções do Exército de tomar o poder na Turquia

Governos dos EUA, Rússia e 
Reino Unido reagem a situação na Turquia
Notícias ao Minuto Brasil

19:25 - 15/07/16 por Folhapress

Mundo Golpe

O chanceler norte-americano, John Kerry, disse nesta sexta (15) esperar por estabilidade, paz e continuidade na Turquia, onde o governo denunciou uma tentativa de golpe de Estado por um grupo militar.

Kerry se manifestou em Moscou, onde havia se reunido com o presidente russo, Vladimir Putin, para negociar uma possível cooperação militar entre Estados Unidos e Rússia na guerra civil que atinge a Síria.

De acordo com a Casa Branca, o presidente americano, Barack Obama, foi informado sobre a situação na Turquia, país membro da Otan e aliado dos EUA.O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, também se manifestou, pedindo que os russos na Turquia não deixem suas casas em meio à incerteza provocada pelo suposto golpe de Estado.

O governo britânico também manifestou preocupação com a situação. "Estamos preocupados com os incidentes em Ancara e Istambul", disse uma porta-voz da chancelaria do Reino Unido. "Nossa embaixada está monitorando a situação de perto. Dada a incerteza, aconselhamos que britânicos no país evitem lugares públicos e fiquem atentos."

Pelo Twitter, o chanceler iraniano, Mohammad Zarif, também disse estar preocupado com a "crise" no país vizinho ao Irã.

Na noite desta sexta, o primeiro-ministro turco Binali Yildirim denunciou a tentativa de facções do Exército de tomar o poder na Turquia. A televisão estatal do país anunciou horas depois um toque de recolher no país.

De acordo com a agência de notícias Reuters, os militares turcos divulgaram um comunicado em que dizem ter tomado o poder em nome da "ordem democrática" e que "todas as relações internacionais existentes continuarão". Com informações da Folhapress.

Leia também: Há cerca de 40 anos a Turquia invadiu o Chipre após uma tentativa de golpe militar

Campo obrigatório