Ao lado de May, Merkel critica "longo período de 'limbo"
Esta foi a primeira viagem de May após assumir como premiê, na última semana
© Reuters
Mundo Reino Unido
Após se encontrar com a primeira-ministra britânica, Theresa May, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta quarta (20) que é normal que o Reino Unido leve algum tempo para estabelecer sua estratégia de saída da União Europeia, mas que um longo período de "limbo" não seria bom para nenhum dos lados."Ninguém quer um longo período de limbo -nem o povo britânico nem os Estados europeus", afirmou Merkel numa coletiva com May.
"É do interesse de todos que os preparativos sejam conduzidos de maneira detalhista, que as posições estejam claras, e acho que é absolutamente compreensível que o Reino Unido precise de um tempo para isso", completou.
Segundo Merkel, o governo britânico é que deve definir os princípios de sua saída e dar início aos passos necessários. "É só então que as negociações para a saída [britânica] devem ser feitas."
May, por sua vez, disse que o Reino Unido não iniciará as negociações para o "brexit" até que os objetivos britânicos "estejam claros" -e que isso não ocorrerá em 2016.
Esta foi a primeira viagem de May após assumir como premiê, na última semana. A primeira-ministra reforçou que seu governo não acionará, neste ano, o Artigo 50 do Tratado de Lisboa -mecanismo que discorre sobre o processo formal de separação.
"Todos nós vamos precisar de tempo para nos prepararmos para essas negociações", afirmou. Com informações da Folhapress.