Por erro de companhia áerea, crianças brasileiras ficam presas nos EUA
Alunos de 9 a 11 estão perambulando por aeroportos há 48h; estudantes foram para o país para participar de competição
© Arquivo Pessoal
Mundo Orlando
Um grupo de nove estudantes de 9 a 11 anos está preso nos Estados Unidos desde a última quinta-feira (28), tentando voltar para São Paulo. Os alunos, que foram ao Canadá para participar de um competição escolar representando o colégio Kindy Kids, da capital paulista, acabaram sendo divididos por diversas cidades americanas na volta da viagem. Os pais denunciam erro da companhia aérea. Segundo informações do R7, o problema não havia sido resolvido pela American Airlines até a tarde deste sábado (30).
O grupo viajou para a cidade de Vancouver, no Canadá, no último dia 13 para participar de um torneio em escolas bilíngues. Após vencer a competição, eles embarcaram num voo da AA até Los Angeles, nos EUA. A conexão até São Paulo, marcada para as 13h35 de quinta-feira (28),foi cancelada. As duas professoras que acompanham o grupo avisaram sobre a situação aos pais.
O grupo foi encaminhado ao um hotel e recebeu bilhete para o dia seguinte, às 9h30. No entanto, as famílias não encontraram registros sobre o voo. Os estudantes passaram a sexta-feira no aeroporto, sem embarcar, desta vez por overbooking.
As crianças foram divididas em dois grupos e tentam ir para Orlando a fim de pegar o voo até São Paulo. Um dos grupos, de seis pessoas, iria para a cidade com escala na cidade de Phoenix. O voo atrasou e eles não pegaram a conexão. Os alunos tiveram de ficar no aeroporto entre a madrugada de sexta e a tarde de sábado, quando devem ir para Orlando.
O outro grupo, de cinco pessoas, foi de Los Angeles para a Filadélfia. Eles também enfrentaram atrasos, mas conseguiram chegar a Orlando por volta das 8h (no horário local) de sábado. A empresa alega que todos os voos para o Brasil estão lotados por causa das Olimpíadas. Os pais, por outro lado, argumentam que a empresa deve encontrar uma forma de resolver o problema de overbooking.