Rússia produz arsenal de armas infláveis para desinformar inimigos
Conhecido como estratégia "maskirovska", as armas feitas de plástico servem para levar os oponentes ao erro, não conseguindo calcular o tamanho do aparato bélico russo
© Reprodução
Mundo Defesa
Com o intuito de confudir possíveis inimigos, a Rússia comprou centenas de dispositivos militares infláveis.
Conhecido como estratégia "maskirovska", as armas feitas de plástico servem para levar os oponentes ao erro, não conseguindo calcular o tamanho do aparato bélico russo.
O Ministério da Defesa espera que, ao serem vistas do céu por aviões militares inimigos, as armas pareçam de verdade e levem a um ataque adversário.
A “maskirovka” vai muito além da simples camuflagem utilizada por muitos exércitos e engloba várias táticas para desorientação e desinformação, informou o ministério russo.
“Se estudarmos as grandes batalhas da história veremos que a enganação ganha toda vez”, afirmou o engenheiro russo que supervisiona as vendas do novo empreendimento militar ao The New York Times.
A empresa Rusbal, responsável por produzir o 'armamento', empregou 80 novos funcionários para a confecção dos 'tanques', 'jatos' e 'lançadores de mísseis' infláveis.