China abre as portas de bunker nuclear secreto
O bunker, apelidado de "Usina Nuclear Militar 816", foi criado em 1966 com o objetivo de produzir plutónio e armazenar milhares de explosivos
© Reprodução
Mundo Guerra
A China abriu ao público um bunker militar secreto dos tempos da Guerra Fria, situado nas montanhas de Chongqing, na região de Fuling, depois de este ter sido desclassificado em 2002.
O bunker, apelidado de "Usina Nuclear Militar 816", foi criado em 1966 com o objetivo de produzir plutónio e armazenar milhares de explosivos. A construção parece um labirinto de cavernas e passagens, incluindo a mais longa caverna artificial do mundo, com cerca de 80 metros de altura e 25 metros de largura, que abrigava um reator nuclear.
O bunker foi criado quando a China tomou medidas para reforçar a defesa nacional, infraestrutura e novas tecnologias. Ele foi projetado para que pudesse suportar milhares de toneladas de explosivos e terremotos de magnitude 8. Segundo o jornal britânico The Telegraph, mais de 60.000 soldados participaram da construção e pelo menos 100 deles morreram durante as obras.
Embora a usina fosse construída para produzir plutônio-239, nunca foi usada para testes nucleares, desde que a China abandonou seu plano em 1984. Agora tornou-se uma nova atração turística no país.
Com informações do Sputnik Brasil.
Leia também: Avião do primeiro-ministro Canadense faz pouso de emergência