© DR
Os países devem assinar, esta semana, um polêmico acordo nuclear civil, informa neste domingo (6) a imprensa nipônica.
PUB
Segundo o jornal Yomiuri Shimbun, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu homólogo japonês, Shinzo Abe, deverão firmar na sexta-feira (11) o acordo que irá permitir ao Japão exportar tecnologia nuclear para o subcontinente.
Quando firmado, a Índia irá se tornar o primeiro não-signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares a assinar tal tipo de acordo com o Japão, que foi vítima dos bombardeios atômicos dos Estados Unidos nos últimos dias da II Guerra Mundial.
Segundo o Yomiuri Shimbun, os dois países asiáticos também acordaram que, se a Índia realizar um teste nuclear, o Japão irá cessar a cooperação.
No passado, o Japão evitou cooperar no domínio do nuclear civil com a Índia, citando preocupações relativamente ao Tratado de Não-Proliferação, mas aparentemente moderou a sua posição.
O jornal econômico Nikkei também confirma o referido acordo nuclear, acrescentando que há uma série de outros ligados aos negócios que também devem ser firmados.
Modi visitou o Japão em agosto de 2014, naquela que foi a sua primeira viagem fora do sul da Ásia, meses depois de ter chegado ao poder; e Abe se deslocou à Índia em dezembro do ano passado.
Modi chega ao Japão na quinta-feira (10) para uma visita de três dias. Com informações da Lusa.
Leia também: Bomba atômica perdida pelos EUA pode ter sido achada no Canadá