Secretário-geral da OTAN: não há forma de isolar Rússia
Ele também destacou a disponibilidade do lado russo para a discussão no âmbito do Conselho das medidas de prevenção de riscos e incidentes militares
© Reuters
Mundo Diálogo
O chefe da Aliança Atlântica espera que Moscou esteja pronta a dialogar no âmbito do Conselho Rússia-OTAN.
"A Rússia é o nosso maior vizinho, a Rússia está aqui para ficar, não há nenhuma forma de nós podermos isolar a Rússia, temos que recuperar nossas relações com a Rússia" disse Stoltenberg sublinhando a importância da transparência.
O secretário-geral da OTAN destacou, discursando na conferência da Fundação German Marshall dos EUA em Bruxelas na sexta-feira (18), que é exatamente nos momentos em que as tensões aumentam que é muito importante manter abertos os canais de diálogo com a Rússia.
Ele também destacou a disponibilidade do lado russo para a discussão no âmbito do Conselho das medidas de prevenção de riscos e incidentes militares.
Anteriormente o representante permanente da Rússia na Aliança havia expressado preocupação com a recusa da OTAN em realizar um encontro de especialistas militares em Moscou para discutir a segurança no Báltico.
A quantidade de voos da aviação russa no mar Báltico é muito menor que a de aviões da OTAN. A Rússia tinha proposto que se voasse com transponders ligados, mas a OTAN rejeitou a ideia. Com isso, de acordo com Grushko, "o conjunto de esforços" da OTAN para o flanco oriental, perto da fronteira russa, põe seriamente em risco a segurança na região. Com informações da Sputnik Brasil.