Movimento 'Sim Califórnia' apresenta proposta de referendo
O neologismo "Calexit" é uma combinação das primeiras letras de Califórnia e da palavra inglesa "exit", que significa saída
© Divulgação
Mundo Independência
Ativistas do movimento Sim Califórnia, que apoiam a ideia da independência da Califórnia dos EUA, apresentaram um documento propondo um referendo sobre a independência às autoridades locais, informou a mídia local.
O jornal The Los Angeles Times anunciou na segunda-feira (21), que o movimento apresentou ao Procurador-Geral dos EUA uma proposta de realizar um referendo "Calexit: Plebiscito sobre a independência da Califórnia em 2019".
O neologismo "Calexit" é uma combinação das primeiras letras de Califórnia e da palavra inglesa "exit", que significa saída.
O movimento pela independência decidiu tomar tal decisão depois da vitória de Donald Trump nas recentes eleições presidenciais, disse o jornal citando Marcus Ruiz Evans, cofundador e o vice-presidente do movimento.
Sim California é um movimento que assume que, para o estado meridional dos EUA, "será melhor se for um país independente". Os ativistas consideram que manter a situação atual (integrar os Estados Unidos) prejudica os interesses da Califórnia em diversas áreas, seja a economia, a segurança, a imigração, o ambiente e a educação entre outras.
Em 8 de novembro, Trump conseguiu vencer a sua oponente democrata Hillary Clinton nas eleições presidenciais nos EUA, apesar da maioria dos analistas e inquéritos de opinião preverem a sua derrota. A maioria dos eleitores da Califórnia apoiou Clinton. Com informações do Sputnik Brasil.