Trump volta às redes sociais e ameaça empresas americanas
"Haverá um imposto na nossa em breve forte fronteira, de 35% a essas empresas", escreveu Trump, usando maiúsculas para alertar as firmas
© Reuters
Mundo Intimidação
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou às redes sociais para ameaçar empresas americanas que deixarem o país com um imposto de 35% sobre seus produtos. "Haverá um imposto na nossa em breve forte fronteira, de 35% a essas empresas", escreveu Trump, usando maiúsculas para alertar as firmas.
Segundo a Folha de S. Paulo, pela Constituição americana, é o Congresso que deve aprovar tarifas a produtos estrangeiros. No entanto, a ideia de Trump foi logo bloqueada na bancada de seu próprio partido, o Republicano.
"Acho que há uma forma melhor de resolver o problema do que se metendo numa guerra comercial sobre uma tarifa de 35%", disse o líder republicano na Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy.
Para a implantação das novas tarifas, Trumo depende da aprovação do Congresso. Um dos caminhos para sobretaxar empresas americanas seria abrir uma investigação por práticas desleais, como dumping (venda por preços artificialmente baixos).
LEIA TAMBÉM: Merkel contraria CDU e se diz favorável a dupla cidadania