Reino Unido promete enviar US$ 12 milhões em ajuda humanitária à Síria
Patel disse em comunicado que a assistência será prestada por 'parceiros humanitários confiáveis' e que consistirá na entrega de pacotes de alimentos e suprimentos básicos para milhares de pessoas
© Reuters
Mundo Aleppo
O governo britânico planeja enviar ajuda no valor de 10 milhões de libras (US$ 12 milhões) para civis deslocados de Aleppo e outros cidadãos sírios que buscam refúgio na Jordânia, segundo informou a secretária de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, Priti Patel.
Em comunicado publicado nesta sexta-feira, Patel disse que a assistência será prestada por "parceiros humanitários confiáveis" e consistirá na entrega de pacotes de alimentos para quase meio milhão de pessoas, suprimentos básicos como cobertores e colchões para mais de 100.000 pessoas, antibióticos, vacinas, equipamentos cirúrgicos e água, entre outras coisas.
Ainda de acordo com a secretária britânica, o seu país também se responsabilizará por trabalhos de reconstrução em instalações médicas e saneamento, pela evacuação de civis com problemas de saúde e locomoção e por transferir a população mais idosa para áreas seguras.
"Proteger civis inocentes deve ser uma prioridade absoluta. É fundamental que as agências de ajuda agora obtenham o acesso irrestrito e seguro de que precisam para salvar vidas no leste de Aleppo", declarou Patel, aproveitando para culpar Moscou pela situação:
"A Rússia deve assumir a responsabilidade por suas ações. As pessoas devem também ser autorizadas a deixar a cidade em segurança, sem risco de vida, limbo ou violações grosseiras dos seus direitos humanos, e de acordo com o direito internacional", disse ela. (Sputnik Brasil)
Leia também: Criança com cinturão explosivo ataca delegacia de polícia em Damasco