Polícia australiana desmantela plano de atentado para o Natal
Cinco pessoas já estão sob custódia policial; quatro suspeitos são australianos e um é egípcio
© Getty Images
Mundo Melbourne
A polícia australiana de Victoria informou nesta quinta-feira (22) que desmantelou uma rede que planejava um atentado terrorista para o dia de Natal na cidade de Melbourne. Os ataques ocorreriam em locais como a catedral de St. Paul ou a estação de Flinders Street.
De acordo com o comissário chefe da polícia, Graham Ashton, cinco mandados de buscas foram emitidos esta quinta-feira, já sexta-feira na Austrália, para propriedades em Flemington, Meadow, Heights, Dallas, Campbellfield e Gladstone Park.
Sete pessoas foram detidas mas apenas cinco permanecem sob custódia. Alguns destes homens devem se apresentar em tribunal nesta sexta-feira.
“Acreditamos que o ataque que alegadamente estava sendo planejado incluía o uso de explosivos e conseguimos juntar informação que comprova isso”, explicou Ashton. “Também existem outras provas que indicam que iriam ser utilizados outros tipos de armas, como facas e armas de fogo”, acrescentou.
Quatro dos cinco homens que vão se apresentar perante a justiça são de nacionalidade australiana e têm em torno de 20 anos. Já o quinto suspeito é egípcio.
Devido aos recentes acontecimentos, o comissário garantiu ainda que será realizado um reforço policial nas ruas. Ao todo, estiveram envolvidos nesta operação 400 oficiais da polícia de Victoria, da Polícia Federal Australiana e do Asio.
Leia também: Número de mortos em explosões suicidas no Iraque sobe para 34