Por acidente, estudante produz explosivo usado por terrorista
Prédio teve de ser evacuado e isolado após incidente
© Reuters
Mundo Bristol
Um experimento da Universidade de Bristol, no Reino Unido, produziu, acidentalmente, a mesma substância explosiva usada nos últimos ataques terroristas de Paris e Bruxelas. Isso fez com que o prédio tivesse que ser evacuado.
De acordo com a BBC, uma investigação concluiu que o triperóxido de triacetona (TATP) foi "formado sem intenção durante um procedimento de rotina".
O prédio de Química da Universidade foi isolado por um cordão no início do mês, quando o incidente foi descoberto, e uma explosão controlada foi realizada. Ninguém se feriu.
"Nós temos robustos planos de contingência para lidar com incidentes desse tipo. (...) Assim que a presença do TATP foi identificada, o aluno imediatamente notificou os responsáveis pela segurança do laboratório no prédio", explicou a Universidade.
Depois, outras atitudes foram tomadas, que resultaram em uma evacuação, por precaução, do edifício da Química e dos prédios ao redor. Depois, os serviços de emergência realizaram a eliminação controlada da substância."
A Universidade contou que está revendo seus procedimentos para evitar que casos como este se repitam.
Leia também: Procuradores de 11 países se comprometem a apurar crimes da Odebrecht