Parlamento dá aval definitivo para governo iniciar 'Brexit'
Premier Theresa May pode acionar artigo 50 a partir desta terça
© Dylan Martinez / Reuters
Mundo dada a largada
A Câmara dos Lordes aprovou nesta segunda-feira (13), de maneira definitiva, a lei que autoriza a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, a iniciar os procedimentos para a saída do país da União Europeia.
Por volta de 19h30, a Câmara dos Comuns havia aprovado o texto pela segunda vez, derrubando duas modificações feitas pelos lordes no início do mês. A primeira delas obrigava o governo a garantir os direitos adquiridos pelos 3,3 milhões de cidadãos comunitários que vivem em solo britânico.
A outra emenda previa uma "votação significativa" do Parlamento para ratificar as negociações entre Londres e Bruxelas para a chamada "Brexit", o que poderia atrasar o rompimento. Como o projeto foi alterado, teve de ser apreciado novamente pela Câmara dos Lordes, que desta vez renunciou às emendas.
Com o aval definitivo, May poderá ativar, a partir desta terça-feira (14), o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que regulamenta a saída de países da União Europeia. A partir daí, Londres começará a negociar com Bruxelas os termos do rompimento, em tratativas que podem durar cerca de dois anos. (Com informações da ANSA)
Leia também: Costa Leste dos EUA se prepara para nevasca no fim do inverno