ETA entrega esconderijos de armas e explosivos à polícia francesa
Espera-se que locais abriguem 120 armas, 3 toneladas de explosivos e milhares de munições e detonadores
© Vincent West / Reuters
Mundo Promessa é dívida
Como prometido, o grupo separatista basco ETA revelou à polícia francesa neste sábado (8) a geolocalização de 12 dos seus depósitos de armas, todos eles ficam no departamento 64 da França, nos Pirineus Atlânticos. Segundo o porta-voz do Comitê Internacional de Verificação (CIV), Ram Manikkalingam, os arsenais devem conter 120 armas, 3 toneladas de explosivos e milhares de munições e detonadores.
A divulgação do local onde estão escondidas as armas foi uma decisão da organização, que anunciou que está em processo de se tornar "desarmada", mas adverte que o andamento pode ser atrapalhado pelo que eles chamam de "inimigos da paz".
Na manhã deste sábado (8), foram iniciados atos em Bayonne, na França, relacionados ao desarmamento da ETA, segundo divulgou a Agência EFE.
A programação começou com a exibição do curta-metragem "A paix maintenant, une exigence populaire" (A paz agora, uma exigência popular), do diretor Thomas Lacoste, em que é abordado o processo de desarmamento do ETA. Na sequência, foi realizada uma palestra com o diretor do curta e uma mesa redonda com envolvidos com o grupo e especialistas.
Leia também: Suspeito de envolvimento com ataque em Estocolmo é indiciado