Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Países consideram 'compreensível' ataque dos EUA

Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Malta e Chipre concordam com afirmação

Países consideram 'compreensível' 
ataque dos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

13:47 - 10/04/17 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Síria

O ataque lançado pelos Estados Unidos contra a base aérea de Shayrat, na Síria, teve a intenção, compreensível, de impedir e dissuadir a propagação da utilização destas armas [químicas], limitando-se e concentrando-se sobre esse objetivo", afirmaram Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Malta e Chipre numa declaração conjunta, citada pela AFP, em Madrid.

Nesse sentido, também condenaram o ataque aéreo com armas químicas a 4 de abril, na província síria de Idleb (noroeste do país), sublinhando que "o uso reiterado de armas químicas na Síria" tanto por parte do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, "como por parte do Estado Islâmico, constituem crimes de guerra".

"Todos os autores identificados devem prestar contas por esta violação do Direito Internacional e têm de ser sancionados no quadro das Nações Unidas", indica ainda a declaração.

Assim, os países do sul da União Europeia afirmam que vão continuar apoiando "os esforços e o trabalho" da Organização para a Proteção contra as Armas Químicas (OPAQ) e da ONU "quanto à investigação sobre o uso de armas químicas."

Sobre o futuro da Síria, os sete países sublinham que "não existe uma solução militar para o conflito".

"Apenas uma solução política credível, segundo o que está previsto na resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU e no Comunicado de Genebra de 2012, poderá garantir a paz e a estabilidade na Síria, permitindo a derrota decisiva do Estado Islâmico e de outros grupos terroristas que a ONU tenha identificado na Síria", lê-se também na declaração conjunta.

Os chefes de Estado ou de governo dos sete países do sul da Europa reúnem-se nesta segunda-feira (10) em Madrid tendo como principais temas em agenda o futuro da União Europeia e o processo de saída do Reino Unido (Brexit).

A Cimeira de Madrid consistiu num almoço de trabalho no Palácio do Pardo, sendo seguida pelas habituais declarações dos líderes à imprensa. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório