Polícia investiga aparição de panfletos do Ku Klux Klan no Texas
Folhetos explicam como se tornar membro do grupo extremista que promove principalmente xenofobia, supremacia branca, homofobia, antissemitismo, racismo e anticomunismo
© Jessica Rinaldi / Reuters
Mundo EUA
Autoridades do Condado de Galveston, no Texas, nos Estados Unidos, estão investigando a aparição de um grande número de panfletos do Klu Klux Klan (KKK) em quintais de casas da cidade, segundo publicado pelo jornal "The Daily News".
Os panfletos explicam como se tornar membro do grupo de extrema direita, que promove a xenofobia, a supremacia da raça branca, a homofobia, o antissemitismo, o racismo e o anticomunismo, entre outras causas.
Os supostos integrantes do KKK jogaram os folhetos dentro de bolsas plásticas com pesos e velas, um patrão habitual usado pelo grupo, segundo afirmou o jornal local "The Daily News", do Condado de Galveston.
"O KKK nunca deixou de recrutar", afirmou o presidente da Coalizão de Democratas Afro-Americanos do Texas do Condado de Brazoria, FJ Jones. "Há várias cidades da região que são bem conhecidas pela atividade do Ku Klux Klan e sua busca por novos filiados", lamentou.
Outras comunidades da Pensilvânia, Califórnia, Kansas e Nova Jersey também relataram recentemente incidentes parecidos. Moradores de Augusta, em Maine, também alegam terem encontrado panfletos nas suas casas em fevereiro.
No entanto, a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, sigla em inglês), principal organização de direitos civis do país, disse que não tem conhecimento de atividades parecidas no Texas.
Leia também: Venezuela: oposição convoca 'marcha contra a fome' para este sábado