Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após veto, presidente polonês aprova parte da reforma do Judiciário

Críticos afirmam que reforma é uma tentativa dos conservadores de controlarem as cortes do país

Após veto, presidente polonês aprova parte da reforma do Judiciário
Notícias ao Minuto Brasil

13:24 - 25/07/17 por Folhapress

Mundo Notícias

Depois de vetar parte da polêmica lei que reduz a independência do Judiciário, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, assinou nesta terça-feira (25) um dos três projetos aprovados pelo Parlamento sobre a reforma da Suprema Corte e do Conselho Nacional da Magistratura do país.

Nesta segunda (24), Duda vetou os dois outros projetos de lei, que tinham como objetivo dar ao governo poderes para determinar a composição da Suprema Corte.Nesta terça, entretanto, o presidente assinou texto que permite que o ministro da Justiça contrate e demita os juízes que comandam os tribunais comuns.

+ Após declaração de chanceler, Colômbia nega intervenção na Venezuela

Dessa forma, o ministro não precisará consultar as assembleias gerais de juízes e nem, em caso de opinião negativa, o Conselho Nacional de Magistratura para impor seus os candidatos.

De acordo com o partido nacionalista e conservador Direito e Justiça (PiS) -do qual Duda faz parte- a medida é necessária para tornar o Judiciário mais eficiente e combater a corrupção na Polônia. Críticos afirmam que a reforma é uma tentativa dos conservadores de controlarem as cortes do país.

O projeto mobilizou milhares de pessoas que protestaram em diversas cidades da Polônia contra a medida. Também contrária à reforma, a Comissão Europeia ameaça o país com sanções, como a suspensão do direito ao voto dentro da União Europeia.

Nos próximos meses, Duda deverá apresentar as suas próprias propostas para os dois projetos que ele vetou. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório