Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

MP da Venezuela pede suspensão de posse de Constituinte

Órgão suspeita de 'crimes' no processo eleitoral

MP da Venezuela pede suspensão 
de posse de Constituinte
Notícias ao Minuto Brasil

20:45 - 03/08/17 por ANSA

Mundo Crime

O Ministério Público da Venezuela entrou com uma liminar em um tribunal de Caracas para suspender a posse da Assembleia Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro, marcada para esta sexta-feira (4).

O anúncio foi feito por meio do perfil da Procuradoria no Twitter, e o pedido se baseia na "suspeita de que tenham sido cometidos crimes durante o processo eleitoral". O órgão é comandado pela procuradora-geral Luisa Ortega Díaz, uma dissidente chavista. De acordo com a programação do governo, a posse deve ocorrer às 11h (horário local) desta sexta-feira (4), simultaneamente a um protesto da oposição, que boicotou a Assembleia Constituinte e denunciou fraudes na eleição de seus 545 membros.

+ Macri sobe o tom e pede suspensão definitiva da Venezuela no Mercosul

A posse devia ter ocorrido na última quarta (2), mas acabou adiada por decisão de Maduro. Nesta quinta-feira (3), Díaz abriu uma investigação contra o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão responsável pelas eleições no país, por causa das acusações de irregularidades na votação de domingo passado (30).

Já no cenário internacional, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, cobrou a suspensão "definitiva" da Venezuela do Mercosul.

A declaração foi dada dois dias antes de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores do bloco para discutir eventuais punições a Caracas.

"Está se chegando a um consenso, na América Latina e também no mundo, contra o governo de Nicolás Maduro. Os direitos humanos dos cidadãos estão sendo violados todos os dias", disse. O encontro dos chanceleres do Mercosul será em São Paulo, e três dos quatro países fundadores do bloco (Argentina, Brasil e Paraguai) não reconheceram a Constituinte. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório