Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA notificam ONU sobre saída do Acordo do Clima de Paris

Governo diz que quer negociar novo acordo 'mais favorável'

EUA notificam ONU sobre saída do
 Acordo do Clima de Paris
Notícias ao Minuto Brasil

20:11 - 04/08/17 por ANSA

Mundo Meio Ambiente

Os Estados Unidos notificaram a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (4) sobre a retirada de sua assinatura no Acordo sobre as Mudanças Climáticas, firmado em 2015, em Paris.

No documento, o Departamento de Estado informa que os EUA deixarão o pacto assim que for possível fazê-lo e que está pronto para negociar um novo acordo. Pelos documentos firmados ainda na administração de Barack Obama, os norte-americanos só poderão deixar, de fato, de cumprir os compromissos assumidos em novembro de 2019.

+ EUA triplicam investigações sobre vazamentos

"Os EUA estão abertos para comprometer-se novamente com o Acordo de Paris se forem definidos termos mais favoráveis ao país, as suas empresas, aos trabalhadores e aos seus contribuintes", diz o comunicado oficial.

Segundo o Departamento de Estado, o governo de Donald Trump quer continuar participando das negociações e das reuniões internacionais sobre as mudanças climáticas, incluindo aquelas que definirão a atuação do Acordo de Paris.

"Os Estados Unidos apoiam uma aproximação equilibrada nas políticas sobre o clima que reduzam as emissões de gases, promovendo o crescimento econômico e garantindo a segurança energética. Trabalharemos na redução da emissão dos gases poluentes através de inovações tecnológicas, trabalhando com outros países para ajudá-los a utilizar os combustíveis fósseis de maneira mais limpa e eficiente", diz ainda a nota.

Promessa de campanha de Trump, Washington anunciou sua saída do acordo em 1º de junho deste ano e se uniu à Síria e à Nicarágua como os únicos países do mundo a não participarem do pacto.

No entanto, apesar da esperança do republicano, nenhuma das grandes potências mundiais mostrou interesse em renegociar qualquer cláusula do acordo e todos prometeram seguir adiante com os compromissos firmados mesmo sem os norte-americanos. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório