Vice dos EUA inicia viagem à América Latina no domingo
Mike Pence passará por Argentina, Chile, Colômbia e Panamá
© REUTERS/Stevo Vasiljevic
Mundo Política
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, iniciará no próximo domingo (13) uma viagem à América Latina que incluirá passagens por Argentina, Chile, Colômbia e Panamá, mas não pelo Brasil, maior economia da região.
Pence ficará no subcontinente até o dia 18 de agosto e se reunirá com líderes dos quatro países, em meio à crise política e econômica que assola a Venezuela, alvo de diversas sanções impostas pela Casa Branca nas últimas semanas.
A visita também ocorrerá após os rumores sobre supostas aspirações presidenciais de Pence, que já chamou a hipótese de disputar a sucessão de Donald Trump em 2020 de "ofensiva" e "ridícula".
Segundo a revista "Newsweek", que cita uma fonte diplomática, o Departamento de Estado solicitou a um único país quase 700 vistos para a viagem, número muito superior ao que habitualmente é pedido pela Vice-Presidência dos EUA - e até pelo presidente.
A publicação diz que a maior solicitação feita por Joe Biden, vice de Barack Obama, a um país da América Latina foi de 120 vistos, a maior parte deles para funcionários de segurança. Em seu roteiro pelo subcontinente, Pence visitará Cartagena e Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Cidade do Panamá.
Essa será a viagem de mais alto nível à América Latina promovida pelo governo Trump. (ANSA)