Meteorologia

  • 23 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Depois da Baleia Azul, 'desafio da água quente' preocupa pais nos EUA

Ao menos uma criança já morreu no país após ser desafiada a beber água fervente com um canudo; outras duas ficaram gravemente feridas

Depois da Baleia Azul, 'desafio da água quente' preocupa pais nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

07:41 - 15/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alerta

Um novo desafio online que estimula os participantes a jogar água quente em outra pessoa ou beber o líquido fervente com um canudo e gravar a cena para divulgar na internet tem preocupado pais de crianças e adolescentes nos Estados Unidos. O sucessor do jogo Baleia Azul já matou ao menos uma criança no país, segundo informou a revista Time.

De acordo com a publicação, Ki'ari Pope, de 8 anos, foi desafiada por seu primo a beber água fervente com um canudo. Ela teve queimaduras internas e problemas respiratórios e morreu no final de julho, seis meses após ser desafiada.

+ Supremacistas brancos organizam novo protesto na Virgínia

A princípio, o "Desafio da água quente", como ficou conhecido, pode até ser confundido com o desafio do balde de gelo, que era uma corrente online para angariar fundos para pacientes que sofrem de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Mas a versão com água quente não tem qualquer causa nobre por trás.

Como explica O Globo, a origem do jogo é desconhecida. Há relatos de que crianças e adolescentes sejam estimulados a participar da brincadeira por meio de vídeos no Youtube. O Desafio da Baleia Azul, que também tem a sua origem desconhecida, culminou em diversos suicídios pelo mundo.

Há relatos de pelo menos outras duas crianças que tiveram ferimentos graves devido ao desafio. Uma menina de 11 anos teve queimaduras depois que os seus amigos despejaram o líquido em seu rosto enquanto ela dormia. Outro menino de 10 anos teve complicações após beber a água fervente enquanto brincava com o seu irmão.

A tia de Ki'ari Pope fez um alerta em entrevista a uma afiliada da rede CBS: "Pais, falem com seus filhos sobre esses desafios. Não dê o telefone e deixe-os usar apenas. Veja o que elas estão fazendo".

Campo obrigatório