Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Putin propõe criação de canal de televisão do Brics

A iniciativa foi sugerida em reunião ampliada com os presidentes dos países do bloco internacional em Xiamen, na China

Putin propõe criação de canal de televisão do Brics
Notícias ao Minuto Brasil

07:30 - 05/09/17 por Folhapress

Mundo Ideias

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs nesta segunda-feira (4) a criação de um canal de televisão do bloco econômico do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

+ Turbina pega fogo e avião faz pouso de emergência no Japão

A ideia é que a rede de comunicação produza material jornalístico e de entretenimento sobre as iniciativas comerciais e culturais dos cinco países, bem como de encontros no âmbito do fórum econômico. A iniciativa foi sugerida em reunião ampliada com os presidentes dos países do bloco internacional em Xiamen, na China.

Segundo a Folha de S.Paulo apurou com autoridades presentes da reunião, a ideia foi bem aceita tanto pela China como pelo Brasil."Foi levantada a questão de termos uma televisão que cobre notícias do Brics. Eu acho uma ideia interessante e precisamos estudar a viabilidade", disse o ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

Na América do Sul, desde 2005, há a Telesur, criada pelo ex-presidente Hugo Chávez como uma rede de televisão para a região. Ela é financiada pela Venezuela, Cuba, Equador, Bolívia e Uruguai.

Na reunião, o presidente Michel Temer defendeu a criação de uma espécie de fórum de inteligência no bloco comercial para troca de informações no combate ao terrorismo.

"Não podemos nos acomodar diante da persistente ameaça do terrorismo, à qual nenhum de nossos países está imune. Esse é um tema que exige de todos a ação crescentemente coordenada", disse.

Após a reunião, Aloysio Nunes disse em entrevista à imprensa que a abertura de um escritório do NBD (Novo Banco do Desenvolvimento) está em processo "adiantado".

"Está muito adiantada a negociação para que nós tenhamos uma agência no Brasil, em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Isso vai ser concretizado no curto prazo", disse. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório