Qual seria a resposta dos EUA a um ataque nuclear de Pyongyang?
Especialistas avaliam que a única possibilidade seria também uma ação nuclear
© iStock
Mundo Possibilidade
Os analistas estão divididos quanto ao assunto, mas a maioria acredita que, uma vez ultrapassando o limite nuclear, a única resposta será nuclear. "Uma vez que o inimigo utilize uma arma nuclear e, por qualquer motivo, ultrapasse o limite nuclear, ele convida a uma resposta nuclear", disse o analista militar Joseph Cirincione ao The National Interest.
+ Furacão Irma: autoridades ordenam saída de turistas de Key West
O tenente-general aposentado da Força Aérea David Deptula, diretor do Instituto Mitchell e antigo chefe do serviço de inteligência, concorda com Cirincione: "Ataque nuclear é ataque nuclear. Não existe isso de ataque nuclear 'tático'", precisou. De acordo com o militar, as palavras "tático" e "estratégico" podem se referir aos resultados ou efeitos, não a aeronaves ou armas.
Os EUA possuem opções para responder ao uso de armas nucleares em caso de conflito – na forma da bomba termonuclear B61, cuja potência pode variar, conforme a situação, de 0.3 quilotoneladas até 340 quilotoneladas. A maioria dos aviões de combate norte-americanos pode carregar esta bomba. Com informações da Sputnik News.