Trem-bala mais veloz do mundo começa a circular nesta quinta
Os trens-bala vão circular 7 vezes por dia da estação ferroviária Hongqiao perto de Pequim
© Reuters
Mundo Pequim
Novos comboios de alta velocidade chineses Fuxing (rejuvenescimento) começam a circular na ferrovia Pequim-Shanghai, nesta quinta-feira (21), a nada mais nada menos do que 350 km/h.
Os trens-bala vão circular 7 vezes por dia da estação ferroviária Hongqiao perto de Pequim. Segundo a companhia China Railway, Fuxing é o trem-bala comercial mais rápido do mundo.
De acordo com a tabela da estação chinesa, o primeiro trem-bala saiu de Pequim nesta quinta-feira às 7h00 (22h00 da quarta-feira no horário de Brasília). Fuxing leva os passageiros de Pequim a Shanghai em 4 horas 28 minutos, ou seja, menos uma hora e meia se comparado ao tempo que levava antes.
O trajeto Pequim-Shanghai é um dos mais populares na China, com o tráfego anual de mais de 100 milhões de pessoas. Levando em conta tal volume, as autoridades chinesas decidiram aumentar o limite de velocidade máxima na linha em questão, impulsionando o lançamento do novo trem-bala.
+ Espaçonave da NASA vai alterar trajeto para encontrar asteroide
Todos os trens-bala chineses são elaborados para atingir velocidades de até 350 km/h, contudo, seis anos atrás as autoridades do país decidiram diminuir o limite para 300 km/h.
Nos finais de julho deste ano, foi realizado com sucesso o lançamento do trem-bala Fuxing com consumo de energia 10% menor do que os trens-balas da classe Hexie mesmo quando atingiram 350 km/h. Com informações do Sputnik News.