Plano de Energia Limpa de Obama será revogado
Medida tinha como objetivo reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa
© Reuters
Mundo Ambiente
O diretor da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês), Scott Pruitt, disse nesta segunda-feira (9) que o presidente Donald Trump vai revogar o Plano de Energia Limpa implementado pelo seu antecessor, Barack Obama.
A medida, que tinha como objetivo reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, foi uma das principais bandeiras da política ambiental de Obama.
+ Merkel cede e aceita limitar número de refugiados recebidos por ano
"Amanhã [terça], vou assinar uma proposta para acabar com o Clean Power Plan [Plano de Energia Limpa] da administração passada", disse Pruitt.
O plano, que sofria forte resistência das usinas a carvão, pois ameaçava a existência das unidades mais antigas e poluentes, estava suspenso pela Justiça norte-americana.
Cético com relação às mudanças climáticas, Trump havia anunciado sua intenção de abandonar o acordo de Paris sobre o clima, assinado em dezembro de 2015 por 195 países para limitar o aquecimento global.
O Clean Power Plan tinha como objetivo reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) nos EUA em 32% até 2030, em relação a 2005.
Esperava-se que a EPA anunciasse uma versão revisada e mais fraca do plano de energia limpa de Obama, o que não ocorreu. Com informações da Folhapress.