EUA estão se preparando para 'o pior' em relação à Coreia do Norte
"Tentamos, ao nível máximo possível, encontrar solução pacífica, no entanto, precisamos estar prontos para o pior", disse o vice-secretário, John Sullivan
© Reuters
Os EUA tencionam encontrar solução diplomática da crise norte-coreana, mas estão se preparando para o pior desenvolvimento da situação, afirma o vice-secretário de Estado norte-americano, John Sullivan.
Tentamos, ao nível máximo possível, encontrar solução pacífica, no entanto, precisamos estar prontos para o pior [desenvolvimento da situação]. Não podemos se esquecer dos aliados dos EUA, representados pelo Japão e a Coreia do Sul", declarou Sullivan depois da reunião com o vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Shinsuke Sugiyama.
+ Avião cai em Madri e piloto morre na hora
O seu homólogo japonês, por sua vez, afirmou que o seu país na verdade aprecia a disposição dos EUA de "mostrar todas as opções", inclusive meios militares de resolução, informa a agência Kyodo. Ao mesmo tempo, ele sublinhou a importância da aliança trilateral composta pelos EUA, Japão e Coreia do Sul.
As negociações dos primeiros vice-ministros das Relações Exteriores dos três países estão marcadas para a quarta-feira (18).
Mais cedo, na segunda-feira (16), o representante permanente adjunto da Coreia do Norte (RPDC) para as Nações Unidas, Kim Em Ryong, declarou que a Coreia do Norte apoia a ideia de uma proibição completa das armas nucleares no mundo, mas pretende manter seu arsenal nuclear, enquanto os Estados Unidos possuem um.
Ele indicou que a posse de armas nucleares e mísseis balísticos intercontinentais trata-se de medida justificada para autodefesa, já que nenhum país, com exceção da Coreia do Norte, foi exposto à tão extrema ameaça nuclear e direta dos Estados Unidos há tempos.
As tensões em torno da Coreia do Norte e de seu programa nuclear aumentaram bruscamente devido a repetidos testes de mísseis nucleares realizados em violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU (CSNU). Em resposta, o CSNU introduziu várias rodadas de sanções contra Pyongyang, que são destinadas a dificultar o desenvolvimento das armas nucleares do Norte. Com informações do Sputnik News.