Meteorologia

  • 23 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descoberto objeto que pertencia à esquadra de Vasco da Gama

Estima-se que ele tenha sido produzido entre 1495 e 1500, e estivesse dentro da nau Esmeralda

Descoberto objeto que pertencia à esquadra de Vasco da Gama
Notícias ao Minuto Brasil

07:05 - 25/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo astrolábio

Foi o povo português que inaugurou a chamada Era das Navegações ainda no século 15, dominando os sete mares e expandindo seus territórios por todo o globo. Ao lado de Fernão de Magalhães, o capitão Vasco da Gama é considerado um dos expoentes desse período, tendo assinado a façanha de cumprir a rota direta até a Índia pela primeira vez na história.

Além de confiar em embarcações de primeira linha, mapas elaborados e a ajuda do vento, era ideal dominar também o uso de instrumentos de navegação. Guiados por equipamentos como o astrolábio, os portugueses diminuíam suas chances de se perder na imensidão do mar. A ferramenta era utilizada por marinheiros para medir a altura do Sol durante as viagens. Assim, conseguia-se estimar a localização aproximada do barco a partir da posição do astro no céu ao longo do dia.

+ Cientistas podem ter descoberto árvore mais antiga da Terra

De acordo com a reportagem da Superinteressante, a descoberta de um dos astrolábios utilizados pela tripulação de Vasco da Gama foi revelada recentemente. O objeto era um dos 3 mil artefatos que estavam entre os restos de um navio naufragado na costa de Omã, descobertos em 2014.

Acontece que, até então, o objeto não havia sido estudado com detalhes. Coube a um grupo de cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, confirmar a hipótese de que se tratava mesmo de um astrolábio. Análises feitas com escaneamento a laser revelaram as marcações ao longo do disco, separadas 5º entre si, justamente as medições usadas pelos marinheiros para acompanhar o Sol.

Feito de bronze, o instrumento tem 2 milímetros de espessura e diâmetro de 17,5 cm. Estima-se que ele tenha sido produzido entre 1495 e 1500, e estivesse dentro da nau Esmeralda — que teria afundado no Oceano Índico após uma tempestade, em 1503.

Campo obrigatório