EUA querem a desnuclearização da Coreia do Norte e não a guerra
O secretário da Defesa norte-americano, James Mattis, afirmou que Washington "não tem como objetivo a guerra"
© DR
Mundo Secretário
O secretário da Defesa norte-americano, James Mattis, fez questão de deixar claro que os Estados Unidos da América não estão interessados numa possível guerra com a Coreia do Norte. As declarações feitas por ele, foi logo no no primeiro dia da viagem à Coreia do Sul, durante a visita a um posto de vigilância fronteiriça e Zona de Segurança Conjunta, que se localiza na zona desmilitarizada (DMZ) que divide as duas Coreias, nesta sexta-feira (27).
"Como o secretário de Estado (Rex Tillerson) deixou claro, o nosso objetivo não é a guerra, mas sim a total, verificável e irreversível desnuclearização da península coreana", disse o chefe do Pentágono, de acordo com agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Mattis também pediuqueo regime liderado por Kim Jong-un parasse as provocações que poderão desencadear "uma catástrofe", durante a visita ao posto fronteiriço, situado a apenas uns metros do território norte-coreano. O responsável norte-americano deslocou-se ao local acompanhado pelo homólogo sul-coreano, Song Young-moo.
+ Trump declara emergência de saúde pública por crise de opioides
Pyongyang tem multiplicado os disparos de mísseis e os testes nucleares em violação das resoluções da ONU, enquanto o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, e o presidente norte-americano, Donald Trump, se envolveram numa guerra de palavras e de troca de ameaças. Com informações da Agência Lusa.