Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Avião americano com 'radar de ataque' voa perto da Coreia do Norte

O sistema de radar aéreo coleta e transmite imagens táticas para comandos terrestres e aéreos

Avião americano com 'radar de ataque' voa perto da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto Brasil

22:18 - 29/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Provocação

Um avião militar com um sistema de radar tático sobrevoou a Coreia do Sul neste domingo (29), em direção à fronteira com a Coreia do Norte, de acordo com um site de monitoramento do tráfego aéreo citado pelo Daily Star. A aeronave corresponderia a um Northrop Grumman E-8 da Força Aérea dos Estados Unidos.

O Boeing 707, modificado com um sistema de radar multifuncional STARS Joint, teria sido voado a cerca de 8.800 metros acima do Chuncheon, a capital da província de Gangwon, cerca de 65 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte.

O sistema de radar aéreo coleta e transmite imagens táticas para comandos terrestres e aéreos, como parte de seu controle de batalha, controle de aeronave e funções de rastreamento de veículos terrestres e aéreos.

Não está claro qual era o seu propósito ou o seu destino final, mas tal plano militar é projetado para detectar e identificar alvos inimigos para o ataque. O avião poderia estar avaliando as forças norte-coreanas, sua artilharia ou locais de mísseis perto da fronteira em preparação para o ataque.

+Aprovação do presidente Trump cai para 38%

No meio da escalada de tensão com a Coreia do Norte, os EUA enviaram recentemente um terceiro porta-aviões e seu grupo de ataque para as águas próximas da Península da Coreia. A CIA disse recentemente que o presidente dos EUA, Donald Trump, estaria disposto a recorrer ao uso da força para impedir que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, "tenha a capacidade de manter-nos sob ameaça".

O Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte disse que o país asiático "quase atingiu um equilíbrio estratégico com os EUA", mas que só usará suas armas nucleares e mísseis balísticos em caso de ameaça. Com informações da Sputnik News Brasil. 

Campo obrigatório