Mulher com útero transplantado dá à luz a bebê saudável nos EUA
Mãe nasceu sem o órgão, que ficará temporariamente no corpo dela
© Pixabay/Imagem ilustrativa
Mundo pela primeira vez
Foi registrado pela primeira vez nos Estados Unidos o nascimento de um bebê saudável de uma mulher com útero transplantado. A mãe nasceu sem útero e recebeu o órgão de uma doadora viva no ano passado. A criança nasceu em novembro deste ano, segundo o Centro Médico da Universidade Baylor em Dallas.
A pedido da família, o nome, a cidade-natal e a data do nascimento não foram revelados para proteger a privacidade da criança, de acordo com Julie Smith, porta-voz do hospital, que faz parte da Baylor Scott & White Health.
+ ONU quer recorde de US$ 22,5 bilhões para ajuda humanitária em 2018
Outros oito bebês já nasceram de mulheres com útero transplantado, todos na Suécia, no Hospital Universitário Sahlgrenska em Gotemburgo.
Como cita o "Globo", os transplantes de útero são uma esperança para mulheres que não podem dar à luz porque nasceram sem útero ou tiveram que removê-lo devido a doenças como o câncer.
Pesquisadores acreditam que só nos Estados Unidos 50 mil mulheres possam se candidatar a esse tipo de transplante, que é temporário. O órgão permanece no corpo da mulher apenas por tempo suficiente para que ela possa ter um ou dois filhos. Depois, ele é retirado para que as mulheres possam parar de tomar os medicamentos imunossurpresos necessários para evitar rejeição.