Aos 104 anos, morre líder espiritual do judaísmo ultraortodoxo
Aaron Yehuda Leib Shteinman tinha sido hospitalizado há três semanas, devido a problemas respiratórios
© DR
Mundo Leib Shteinman
O rabino Aaron Yehuda Leib Shteinman, autoridade espiritual para os judeus ultraortodoxos em Israel e no mundo, morreu nesta terça-feira (12), aos 104 anos. Segundo comunicado do hospital Maané Hayeshoua, Aaron Yehuda Leib Shteinman tinha sido hospitalizado há três semanas, devido a problemas respiratórios.
+ Netos de Edir Macedo negam adoção ilegal; Universal é investigada
Líder do judaísmo ultraortodoxo asquenaze, Shteinman tornou-se, com a morte do rabino Ovadia Yossef em 2013, a principal referência espiritual dos judeus ultraortodoxos, asquenazes e sefarditas.
Shteinman nasceu em 1913 no império russo e em 1937 deixou a Polônia, onde estudou, para a Suíça. Ele imigrou para a Palestina em 1945.
Ensinou em várias escolas em Bnei Brak, uma cidade essencialmente ultraortodoxa nos arredores de Telavive, onde morava. A influência de Shteinman aumentou nos anos 1980, quando passou a integrar uma comissão de rabinos que dirigia o partido Degel Hatorah (a bandeira da Torá), cujos seis deputados são membros da coligação de direita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Com informações da Lusa.