Polônia quer compensação de R$ 2,7 trilhões da Alemanha pela II Guerra
Alemanha rejeita a possibilidade, argumentando que a questão foi encerrada em 1953
© Reueters
Mundo II Guerra Mundial
A Polônia conta pedir à Alemanha uma compensação que pode chegar aos 690 bilhões de euros (R$ 2,7 trilhões) por danos cometidos durante a II Guerra Mundial, afirmou nesta sexta-feira (2) o presidente da comissão parlamentar polonesa criada para esse fim.
"Estamos a falar de quantias muito elevadas, mas justificadas, de compensação por crimes de guerra, cidades e vilas destruídas e a perda de potencial demográfico do país", disse Arkadiusz Mularczyk, deputado do partido conservador nacionalista Lei e Justiça (PiS), no poder, à televisão Polsat News.
+ ´Cérebro’ do tráfico de coca na Argentina é preso na Alemanha
O PiS decidiu, em 2017, pedir uma compensação à Alemanha, criando uma comissão parlamentar para avaliar o montante. A Alemanha rejeita a possibilidade, argumentando que a questão foi encerrada em 1953, quando a Polônia tomou a decisão de renunciar à exigência de novas indenizações de guerra.
Varsóvia contesta o argumento, alegando que lhe foi imposto pela União Soviética. A Alemanha invadiu a Polônia em 1939, desencadeando a II Guerra Mundial. Seis milhões de poloneses, incluindo três milhões de judeus, foram mortos durante a guerra e a capital, Varsóvia, foi arrasada em 1944, depois de uma revolta fracassada em que morreram 200 mil civis. Com informações da Lusa.