Governador sanciona lei que restringe armas na Flórida
Medida aumenta limite mínimo de idade para compra de armamentos
© Reuters
Mundo Estados Unidos
O governador da Flórida, Rick Scott, sancionou nesta sexta-feira (9) um projeto de lei que impõe restrições à venda de armas no estado, após um tiroteio em uma escola ter deixado 17 mortos no último dia 14 de fevereiro.
Aprovado pela Câmara e pelo Senado da Flórida em meio à comoção causada pela tragédia de Parkland, o texto aumenta a idade mínima para comprar armas no estado de 18 para 21 anos. Também haverá um período de espera de três dias antes de cada aquisição.
+ Diálogo com Kim não significa negociação, diz secretário dos EUA
A nova lei ainda proíbe os chamados "bump stocks", equipamentos que elevam o poder de fogo de armas semiautomáticas e usados no massacre de Parkland, assim como no tiroteio que matou 58 pessoas em Las Vegas, em 1º de outubro de 2017.
Além disso, funcionários de escolas - não professores - terão autorização para portar armas. A medida representa um rompimento com a Associação Nacional do Rifle (NRA), principal lobista pró-armas dos EUA e apoiadora do Partido Republicano, ao qual pertence o governador da Flórida.
Depois do massacre de Parkland, o estado de Oregon também já havia imposto restrições, proibindo a compra e posse de armamentos e munições para cidadãos com antecedentes criminais. Com informações da ANSA.