Mais de 68 mil deixam Ghouta Oriental desde abertura de corredores
Apesar da recente resolução da ONU, apelando a todas as partes do conflito para aderirem à pausa humanitária, os combates não terminaram
© Reuters
Mundo Síria
A região de Ghouta Oriental tem dois corredores humanitários funcionando para garantir a saída de civis e militantes. Mais de 68.000 pessoas saíram desta região síria desde a abertura de corredores humanitários, informou o Centro para a Reconciliação russo.
De acordo com o porta-voz do Centro para a Reconciliação na Síria russo, major-general Vladimir Zolotukhin, até ao momento mais de 20.000 pessoas já abandonaram Ghouta Oriental através do corredor humanitário na cidade de Hamuriya. A retirada dos civis continua.
+ Sri Lanka revoga estado de emergência
Ghouta Oriental foi ocupada pelos militantes em 2012. De acordo com estatísticas do exército sírio, na área estão entre 10 e 12 mil militantes. Apesar da recente resolução da ONU, apelando a todas as partes do conflito para aderirem à pausa humanitária, os combates não terminaram, segundo o Centro Russo de Reconciliação na Síria.
No fim de fevereiro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução 2401, que exige que todas as partes parem os confrontos e garantam uma pausa humanitária ao longo de 30 dias por toda a Síria, para realização de operações humanitárias.
A Rússia anunciou, por ordem do presidente russo Vladimir Putin, uma pausa humanitária diária de cinco horas a partir de 27 de fevereiro em Ghouta Oriental e a criação de um corredor humanitário para que os civis possam abandonar a zona. Com informações do Sputnik.