Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itália entra em alerta para possível atentado em Roma

Polícia reforçou medidas de segurança para eventos da Páscoa

Itália entra em alerta para possível atentado em Roma
Notícias ao Minuto Brasil

11:25 - 25/03/18 por ANSA

Mundo Evento

A polícia da Itália reforçou as medidas de segurança e antiterrorismo na capital do país, Roma, após ter recebido um alerta de sua embaixada na Tunísia.

Nos últimos dias, a representação diplomática italiana no país africano teve acesso a uma carta que citava uma possível ameaça terrorista no centro da "cidade eterna" por parte de um cidadão tunisiano supostamente ligado ao Estado Islâmico (EI).

O homem em questão seria Atef Mathlouthi, de 41 anos, já com passagens pela polícia por tráfico de drogas. Sua foto foi distribuída por todas as patrulhas espalhadas pelo território italiano. O alerta chega a uma semana da Páscoa, quando Roma receberá milhares de fiéis católicos para as celebrações do papa Francisco, um alvo declarado do EI.

Eventos como a Via Crucis, no Coliseu, terão segurança reforçada, assim como igrejas, edifícios institucionais, áreas fechadas para pedestres, centros comerciais, estações de metrô e trem e aeroportos. Além disso, a Itália aumentará a vigilância nos postos de fronteira.

Recentemente, os serviços de inteligência italianos, em seu relatório anual, afirmaram que a ameaça jihadistas no país é "concreta e atual" e que o território nacional abriga "sujeitos radicalizados ou expostos a processos de radicalização".

A queda do "califado" do Estado Islâmico na Síria e no Iraque também levanta temores de que mais de 100 pessoas que haviam viajado ao Oriente Médio para lutar na causa jihadista retornem à Itália.

Nos últimos meses, o EI publicou diversas ameaças contra o país, o único dos cinco principais da Europa Ocidental ainda imune a atentados do grupo terrorista, ao contrário de Reino Unido, França, Alemanha e Espanha.

A milícia já divulgou vídeos na web simulando ações em Roma e tanques de guerra avançando contra o Coliseu. A Itália integra a coalizão anti-EI liderada pelos Estados Unidos e também abriga o Vaticano. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório